sexta-feira, 13 de julho de 2007

A Tocha Pan-americana


"A Tocha Olímpica, de onde se origina a Tocha Pan-americana, é um dos símbolos mais importantes do Movimento Olímpico e um dos mais emocionantes. A Corrida de Revezamento da Tocha antecipa todas as edições dos Jogos Olímpicos. O seu atual modelo foi concebido em 1936 em Berlim, mas, a sua origem vem dos antigos Jogos realizados na Grécia, há mais de 26 séculos.

Com a Tocha, os gregos começaram a anunciar a proximidade dos Jogos Olímpicos levando a mensagem de paz a várias cidades de seu território, antecipando o fim de qualquer hostilidade entre os povos, uma vez que a guerra era terminantemente proibida durante a celebração da competição. Desde as lendas antigas, a Tocha Olímpica e a Chama Olímpica simbolizam a unificação de diferentes nacionalidades, línguas, religiões e raças por um mundo pacífico e com excelência atlética. É uma das expressões do caráter internacional e da fraternidade do movimento olímpico.

Com o intuito de trazer para os Jogos Rio 2007 este espírito de integração para envolver as nações participantes, o já tradicional evento da Tocha Pan-americana tornará as cidades brasileiras representantes simbólicas dos 42 países. De acordo com essa tradição, os Jogos serão precedidos pelo Revezamento da Tocha Pan-americana. A cerimônia da Chama, que representa os valores de paz e amizade através do esporte, acontecerá nas Pirâmides de Teotihuacán, a 40 km da Cidade do México. Seu percurso visa fortalecer o ideal de fraternidade em todas as regiões do Brasil, enaltecer a cultura local das cidades e promover uma experiência única a todos que forem contagiados com a energia deste evento inesquecível."

Luiza Salomão 5ªB
Colégio Santo Antônio
Fonte: www.tochario2007.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

oi rogéria!!!!
o blog está lindo, perfeito!
não deixe de abrir
ele e conferir se tem
algum "comentários" pra você!!