"O estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô foi idealizado no ano de 1882. Um jovem de 23 anos chamado Jigoro Kano fundava o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.
Com milhares de praticantes e federações espalhados pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados, representando um nicho de mercado fiel e bem definido. Não restringindo seus adeptos a homens com vigor físico, e estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos, o judô teve um aumento significativo no número de amantes desta nobre arte.
O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano."
Este esporte mostra disciplina e educação. O objetivo é derrubar o adversário e imobilizá-lo, mas somente com golpes e imobilização aprendidas nas aulas.
Fonte:www.cbj.com.br
Matheus Guerra 3ªC
Colégio Santo Antônio
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
eu gosto d judo
Foi legal falar do JUDÔ para mostrar que essa luta se bazea mais que na força física mas principalmente na espiritual.
Mateus Speziali 4 A
Judô É DOIDÃOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!
Postar um comentário